terça-feira, 8 de novembro de 2016

                                                 Tipos de habitações indígenas




                                           




Oca

É uma a mais comum habitação indígena, principalmente entre os índios da família tupi-guarani. Consiste em uma grande cabana, feita com troncos de árvores e cobertas com palha ou tranco de palmeira. Na oca, podem viver várias famílias de uma mesma tribo.

Maloca

Tipo de cabana comunitária usada pelos indígenas da região amazônica (principalmente do Brasil e Colômbia). Cada tribo desta região possui este tipo de habitação com características específicas.

Taba

Habitação indígena menor que a oca. Também de origem tupi-guarani, é um termo mais usado pelas tribos da Amazônia. Nesta região também serve para designar aldeamento indígena.

Tapera

Em tupi, a palavra tapera significa "aldeia extinta". Portanto, uma tapera é um conjunto de habitações indígenas que foi abandonado pelos índios que ali viviam. A tapera geralmente encontra-se em ruínas e ocupada por mato.

Opy

É uma espécie de casa de rezas dos índios. Servem também para a realização de festas religiosas e rituais sagrados.



Aluno(a):Estefane Pinheiro

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Os índios vivem muito próximos da natureza e é ela que fornece a eles a sua sobrevivência. Por isso as habitações indígenas são muito importantes pois os aproximam da natureza, e por um outro lado é onde eles sentem conforto. São os próprios índios que constroem suas casas e também seu meio de transporte. Eles praticam a agricultura, caça, pesca, coleta de frutas e ervas. Várias casas de índios também são os locais onde eles rezam, realizam festas e seguem sua religião.

    ResponderExcluir